Transporte escolar "vai falhar". Autarquias não sabem quantos alunos voltam à escola

Vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) apela aos custos elevados destes transportes para as autarquias.

Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) acredita que na próxima segunda-feira o transporte vai falhar por falta de informações.

"Nós não sabemos bem o número de alunos que vamos ter para transportar na segunda-feira", realça o responsável, sublinhando que, no caso da autarquia de Viseu, há três escolas a necessitar do transportes, sendo que duas já deram um "número aproximado" e a terceira ainda não avançou um número.

Além disso, Almeida Henriques considera que pode também haver "alterações de hábitos dos próprios pais" que agora podem preferir o carro individual ao transporte público.

"A indefinição ainda é muita e vai sobrar sempre para cima das autarquias que vão falhar sem culpa direta porque não é fácil programar", admite o vice-presidente da ANMP.

Almeida Henriques avisa ainda que a medida vai sair cara às autarquias. "Em alguns casos vamos ter de estar a ativar carreiras que terão um ou dois passageiros para o aluno poder vir à escola e isso tem custos".

"As dificuldades estão aí, é ter a noção exata do que vai acontecer e da forma como se vai fazer, desdobraremos o necessário, isto tem custos extremamente elevados. Em alguns casos até era preferível mandar um táxi ir buscar os alunos", acrescenta.

Para que estes custos fossem evitados, Almeida Henriques acredita que este regresso às aulas podia ter sido feito de outra forma. "Não seria mais fácil ter mantido aulas à distância por mais um mês e meio, como até aqui, e não estar a criar esta complexidade e este custo acrescido em cima das autarquias?", questiona.

Na próxima segunda-feira, os alunos do 11.º e 12.º ano voltam às aulas para se prepararem para os exames nacionais que dão acesso ao Ensino Superior.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de