Vai haver mais locais para levantar o Cartão de Cidadão em breve

Devido à pandemia, acumularam-se as queixas de longos tempos de espera para o levantamento do Cartão de Cidadão.

O Governo tenciona abrir mais espaços onde será possível levantar o Cartão de Cidadão. Isto depois de, durante a pandemia de Covid-19, o período de espera chegar a vários meses.

Em declarações à TSF, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, revelou que está, conjuntamente com o Ministério da Justiça, a planear o alargamento da rede de locais onde os cidadãos podem levantar o seu documento de identificação.

Os mais de 600 Espaços do Cidadão que existem em muitas freguesias do país poderão passar a ser usados para entregar o Cartão de Cidadão, "o que vai descongestionar muito esta dificuldade".

Segundo o jornal de Negócios, o Governo identificou 43 mil funcionários públicos em teletrabalho no final de junho, número que não inclui professores nem profissões essenciais, como a segurança ou da saúde.

O primeiro balanço é positivo, considera a ministra. Não se verificaram quebras na produtividade ou diminuição da qualidade dos serviços públicos, destaca Alexandra Leitão.

O objetivo é passar a ter 25% dos funcionários públicos em teletrabalho até 2023, mas a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública acredita que será possível atingir esse objetivo mais cedo.

O Governo já reuniu com os sindicatos para fazer um levantamento dos desafios sentidos pelos trabalhadores em teletrabalho durante a pandemia, para que se possa regulamentar estruturalmente esta modalidade de trabalho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de