- Comentar
A incidência da variante inglesa do vírus da Covid-19 é nesta altura maior na região do Algarve do que no resto do país. Representa já 84% dos infetados, contra 82,9% no país.
A delegada regional de saúde explica que o vírus também está a aparecer com maior incidência nas crianças, havendo nesta altura 13 surtos em escolas e jardins-de-infância e 41 turmas em isolamento profilático.
"Temos exemplos de crianças que estão positivas que conseguiram fazer mais de 20 casos secundários", entre colegas e família.
No Algarve, a variante britânica representa 84% dos infetados. Ouça as explicações da delegada regional de saúde
Ana Cristina Guerreiro não quer afirmar com toda a certeza se esta maior transmissibilidade por parte dos mais jovens se deve também à maior incidência da variante britânica. Salvaguarda que as amostras estão a ser enviadas para o Instituto Ricardo Jorge para análise e só depois se saberá com maior segurança.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No entanto, a delegada regional de Saúde garante que em Portimão, o concelho com maior taxa de incidência no Algarve, com 360 casos por 100 mil habitantes, os surtos que apareceram com origem na construção civil e numa padaria estão controlados. Perante esta circunstância, está convencida de que nos próximos dias haverá já resultados dos testes em massa que têm sido feitos. Só em Portimão foram realizados 5 mil testes, mas em toda a região já foram efetuados mais de 26 mil.
As autoridades de saúde da região acreditam que o índice de transmissibilidade na região que já está a baixar (nesta altura em 1,05) vai continuar no mesmo sentido e que o Algarve poderá continuar a desconfinar tal como está previsto fazer a partir da próxima semana.

Leia também:
Incidência sobe para 70 casos por 100 mil habitantes. Rt passa para 1,04
LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19