Verão na reta final: termómetros vão subir no fim de semana

Temperaturas vão aproximar-se dos 30 ºC no fim de semana e até superar essa marca no Alentejo.

A segunda quinzena de setembro vai começar com uma subida da temperatura máxima, prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o próximo fim de semana.

Para este sábado, o IPMA espera céu com períodos de "muita nebulosidade", apresentando-se muito nublado e com "bancos de neblina" ou nevoeiro em alguns locais até meio da manhã, em particular no Alentejo, tornando-se pouco nublado na costa sul do Algarve a partir da tarde.

Previstos estão também aguaceiros fracos e dispersos durante a tarde, mais prováveis no interior e em zonas montanhosas. A par da subida da temperatura máxima no interior (em especial no Centro), os meteorologistas assinalam uma "pequena descida" da mínima.

Évora deverá alcançar uma máxima de 32 ºC, Beja 31 ºC, Lisboa 29 ºC, Faro 28 ºC e o Porto não irá além dos 27 ºC. Já as mínimas vão oscilar entre os 18 ºC, em Faro, e os 12 ºC em Bragança.

No domingo, o cenário será parecido: períodos de céu muito nublado; possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões Centro e Sul durante a tarde e uma "pequena subida da temperatura". Évora poderá mesmo chegar aos 33 ºC.

Para a semana seguinte, que marca a despedida do verão, o IPMA prevê igualmente períodos de céu muito nublado e aguaceiros, em especial nas regiões Centro e Sul. Além disso, há na segunda-feira possibilidade de ocorrência de trovoada.

Na região Sul, é esperada uma "pequena descida da temperatura máxima" nesse dia. No seguinte, terça-feira, será a vez do litoral Norte e Centro registar uma "pequena descida de temperatura".

Esta sexta-feira, o IPMA revelou que a chuva dos últimos dias (devido à passagem da tempestade Danielle) fez diminuir significativamente a situação de seca meteorológica em todo o país.

Mas para as próximas duas semanas, no que toca à precipitação, o IPMA prevê valores abaixo do normal (-10 a 1mm) para as regiões do Norte e Centro.

Já em relação à temperatura média mensal, prevêem-se "valores acima do normal para todo o território" (+0.25 e 3 C) até dia 25 de setembro. Em alguns locais nas regiões norte, sul e litoral centro, esses valores acima do normal irão estender -se até dia 9 de outubro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de