Um dia de cada vez

De novo obrigados a Um Dia de Cada Vez, de que fazemos os dias? A jornalista Teresa Dias Mendes reabre a janela da rádio e dá-nos a ver o modo como se resiste a um novo isolamento.
Para ouvir à quinta-feira, depois das 19h00 e em TSF.PT

Porque conversar é caminhar com palavras

As luzes da ruralidade

É no rosto das pessoas que fotografa, que brilha a luz dos olhos de Jorge Bacelar: "A lente são os meus pés", como nos vai revelando. E ele pôs-se ao caminho. Formado em medicina veterinária, é na clínica de campo que pratica a cumplicidade com o mundo rural, e a fotografia só mais tarde lhe fez disparar o coração. Revelações da vida de um médico-veterinário.

Jorge Bacelar vive na Murtosa, no distrito de Aveiro. Conhece os animais e conhece os agricultores. Durante a semana, anda de quinta em quinta, de exploração em exploração, cuidando da saúde dos bichos. É o veterinário. Ao fim de semana, entra em cena o fotógrafo que pressente a luz por entre as sombras de cozinhas enegrecidas pelo fumo, ou em estábulos ou até pocilgas. Rigor, respeito, dignidade. Tudo isto respira no enquadramento, pincelado pelo esmero dos detalhes, e pela confiança cega que depositam nele. Quais musas ou modelos, "a minha gente", como lhe ouvimos dizer, cumpre as orientações e o tempo necessário para que se faça luz.

Por entre pêras luzidias, ou melancias acabadas de cortar, abóboras fartas e outros frutos da terra, testemunhamos a relação entre os animais e os agricultores. "Às vezes, emociono-me a ver as fotos em casa", desabafa o veterinário-fotógrafo, " ao ponto de me correrem as lágrimas pela cara". Mas há também muita alegria, quando vê a alegria no rosto deles, por lhe fazerem a vontade ou porque venceu mais um prémio internacional. São tantos que já lhes perdeu a conta. No final da semana passada, chegou mais um, com o voto do público num dos maiores concursos de fotografia de viagens do mundo.

Um prémio de cada vez, é por isso que viajamos atè Murtosa, e apesar da distância, sugiro-lhe um ar de campo, como quem encena a conversa para a fotografia. Jorge Bacelar está agora sentado num dos estábulos da Cecília, que acabou de dar comida às ovelhas e retira-se entretanto para "pôr a cozinha ao mínimo". Ruralidades, tal como as vemos no livro lançado em 2019.

"Um dia de cada vez" é um programa de Teresa Dias Mendes com sonorização de José Guerreiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de