Mais de 500 profissionais do setor automóvel estiveram presentes na convenção e concordaram que todos têm um papel a desempenhar na sustentabilidade do mesmo.
Corpo do artigo
A 34.ª Convenção Anual da ANECRA, que decorreu sob o mote o "Setor Automóvel - No Caminho da Sustentabilidade", teve lotação esgotada, sexta-feira, dia 27 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, onde estiveram mais de 500 profissionais das diferentes áreas do setor e foram abordados temas como a Sustentabilidade Ambiental, Social e Económica, a Mobilidade, a Eletrificação, a Inteligência Artificial, a alteração do Modelo de Distribuição, entre outros.
Todos os participantes ANECRA referiram que a indústria automóvel vive um momento único na sua história e enfrenta um conjunto de novos desafios sendo a descarbonização e a transição para veículos com zero emissões grandes questões, que obrigam os construtores a responder de forma célere e assertiva aos novos desafios. Também a mobilidade e os novos modelos de consumo apelam a uma oferta mais adaptada e mais ecológica, para responder aos novos desafios ambientais, exigindo aos construtores que se adaptem às novas realidades.
Aquela que é ainda hoje a maior e mais importante indústria da Europa enfrenta, fruto das metas ambientais impostas pela U.E., o maior desafio desde que existe, há mais de 100 anos: fazer o caminho para que em 2035 se cumpram as regras que visam a Sustentabilidade Ambiental do Setor, sem que no meio desse caminho se coloque em causa a própria Sustentabilidade da Indústria Automóvel Europeia
ROBERTO GASPAR - SECRETÁRIO-GERAL DA ANECRA
No após venda verifica-se a grande dificuldade na obtenção de mão de obra. Este é considerado um subsetor pouco atrativo, existindo um desajuste entre as expectativas dos mais jovens e a oferta de mercado. A solução? É necessário valorizar a função destes profissionais e fazer com que sejam pagos condignamente, atualizando o preço de mão de obra praticado, que é muito baixo quando comparado com os seus congéneres. A ANECRA, tendo como base esta questão, criou um Grupo de Trabalho que visa ser um facilitador na procura de uma solução para esta questão junto de países de língua oficial portuguesa.
Quanto a novas ferramentas, a inteligência artificial generativa foi outro dos temas em destaque, algo que está cada vez mais presente no nosso dia a dia e em todas as questões da nossa vida. O mundo está a modificar-se de forma muito acelerada e devemos olhar para as oportunidades de forma positiva: a inteligência artificial generativa está a mudar todas as áreas e em específico o setor automóvel. Um excelente exemplo disso é a possibilidade da definição de padrões com base na análise Big Data, o que permite gerar cenários preditivos coligindo informação em tempo real.
Relativamente ao comércio de veículos novos, estamos numa fase de transição, a pandemia trouxe a aprendizagem da digitalização e uma perspetiva mais analítica: todos os tipos de combustão têm lugar no mercado para diferentes públicos. Outras das questões mencionadas, relativamente aos veículos novos, está relacionada com o mercado chinês - que representa uma ameaça para as marcas europeias e uma oportunidade para os retalhistas - apesar da Europa ter uma experiência de mais de um século na produção de carros com uma enorme qualidade de construção.
Quanto ao aparecimento de novos modelos de negócio, vai existir uma alteração profunda nesta área que está relacionada com o modelo de agenciamento. Se no atual modelo de negócio existe o fabricante, o cliente e o concessionário, através de uma relação triangulada, agora o cliente passa a ter a possibilidade de contar diretamente o fabricante eliminado uma das fases, concretamente a etapa que assume uma perspetiva humana e de especialização. Relativamente ao atual estado do setor, a criatividade e a capacidade de reinvenção é relevante assim como a agilidade para novas soluções de adaptabilidade.
A Convenção Anual da ANECRA é o maior evento do setor automóvel em Portugal e representa um dos principais momentos de dinamização associativa da Associação junto dos seus membros e da opinião pública.
A Convenção Anual da ANECRA é o maior evento do setor automóvel em Portugal e representa um dos principais momentos de dinamização associativa da Associação junto dos seus membros e da opinião pública. Roberto Gaspar, Secretário-Geral da ANECRA teve a seu cargo um enquadramento inicial ao sector num evento onde estiveram presentes, alguns dos mais destacados profissionais da área nos quais se incluem os seguintes oradores convidados: Alfredo Amaral, CEO & Founder da OKIS 360, Ricardo Oliveira, Líder do Projeto Viver Eléctrico, Leonor Santos, Presidente da Direção da ASFAC, Nuno Castel-Branco, CEO do Standvirtual, Marília Machado dos Santos, General Manager da Volkswagen SIVA, SA. Luís Mira Amaral, antigo Ministro da Indústria e da Energia, hoje Advisory Consultant da FNWAY CONSULTING, teve a seu cargo a sessão de encerramento da Convenção Anual da ANECRA.
Alexandre Ferreira, Presidente da Direção da ANECRA, além das boas-vindas a todos os participantes, procedeu à sessão de encerramento do evento, durante a qual anunciou a data da 35.ª Convenção Anual da ANECRA: será no dia 29 de novembro de 2024, no Centro de Congressos de Lisboa.