O Estoril Classic será palco de eventos como a corrida dos Classic F1, com monolugares de Fórmula 1 até 1986 ou o regresso das Motos de GP ao Autódromo do Estoril.
Corpo do artigo
Construído em 1972, o Autódromo do Estoril foi palco de algumas das mais importantes competições do desporto motorizado, como o Campeonato do Mundo de Fórmula 1, o Rally de Portugal e o Moto GP. São eventos históricos que permanecem na memória de todos os amantes da velocidade e no imaginário daqueles que não tiveram a oportunidade de presenciar a primeira pole e vitória de Ayrton Senna, o tricampeonato do mundo de Niki Lauda ou o tetracampeonato de Alain Prost.
E enquanto para uns os verdadeiros heróis do desporto automóvel são os pilotos, para outros são os carros que estes conduzem.
A pensar nestes e com o objetivo de elevar o Circuito do Estoril nas competições de clássicos mais importantes a nível mundial, o Estoril Classics foi criado em 2017 e tornou-se num local de destino obrigatório para todos os amantes de automóveis clássicos, para recordar ou simplesmente vivenciar as épocas douradas deste desporto. Em 2023, o evento está de regresso, entre os dias 6 e 8 de outubro, para reunir no mesmo espaço 10 corridas e 300 carros, desde os da Fórmula 1 até os Sports Cars, passando pelos GTs e Turismos.
Integrado no maior e mais prestigiante tour de eventos de carros clássicos do mundo, o byPeter Auto, do qual fazem parte circuitos históricos como Le Mans (França) e Spa (Bélgica), e em conjunto com a Race Ready, as grelhas dividem-se por diferentes categorias. Um dos destaques será a corrida dos Classic F1, com monolugares de Fórmula 1 até 1986. Nesta categoria, estão inscritos 21 carros, incluindo o Lotus 72 Ford Cosworth, modelo que competiu no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 entre 1969 e 1975, e o McLaren M26, semelhante ao conduzido por James Hunt até à sua última vitória na categoria, no GP do Japão de 1977.
Num evento onde o foco está nas máquinas intemporais, os participantes pertencem a um grupo exclusivo de Gentleman Drivers de mais de 20 nacionalidades, apaixonados pelo desporto motorizado e pela história que as marcas dos automóveis trazem consigo
Mas a 7.ª edição do Estoril Classics traz uma novidade: o regresso das Motos de GP ao Autódromo do Estoril, com o The Amicale Spirit of Speed, um clube a nível europeu que se compromete a manter as grandiosas máquinas de duas rodas em perfeitas condições. Em exposição estarão também algumas das motos que competiram nos campeonatos do mundo e, em destaque, o motociclo que levou Miguel Oliveira a triunfar no Grande Prémio da Catalunha em 2021.
Num evento onde o foco está nas máquinas intemporais, os participantes pertencem a um grupo exclusivo de Gentleman Drivers de mais de 20 nacionalidades, apaixonados pelo desporto motorizado e pela história que as marcas dos automóveis trazem consigo. O sucesso da edição de 2022 teve um grande impacto no Estoril Classics, com mais de 35 mil pessoas presentes, bilhetes de acesso ao paddock esgotados e uma grande adesão nas bancadas gratuitas.
Além do impacto que este evento tem em todos aqueles que acompanham as corridas e são apaixonados pelo desporto automóvel, também eleva e distingue a região de Cascais, conferindo-lhe prestígio no círculo dos Gentleman Drivers para a realização de atividades relacionadas com o desporto automóvel clássico, desde estadias em clubes de automóveis antigos até aos treinos preparatórios para corridas ou, ainda, o estabelecimento destes veículos na região. Esta notoriedade gera uma maior atratividade para Cascais, tornando-a o local ideal para passar um dia ou uma vida.