Quem acha que adrenalina e descanso não são conciliáveis está muito enganado. E a prova disso foi o evento que decorreu no fim de semana de 20, 21 e 22 de outubro em São Pedro do Sul.
Corpo do artigo
Durante três dias, São Pedro do Sul foi a casa de mais de 50 grupos de aventureiros que quiseram tirar da estrada as rodas dos seus Mercedes-Benz e colocá-las a girar sobre caminhos de pedra. O mote foi dado pela Mercedes-Benz 4Matic Experience, num projeto organizado pelo 11.º ano em parceria com o Clube Escape Livre, que convida proprietários de automóveis da marca a ver pelos seus próprios olhos aquilo que as suas viaturas conseguem fazer.
Com início marcado para dia 20 de outubro, o evento da marca alemã teve como primeira atividade uma visita às Termas Romanas, situadas em frente ao Grande Hotel Thermas, onde os participantes ficaram alojados. O primeiro de três dias foi dedicado exclusivamente à tranquilidade e à descontração, uma vez que o que estava por vir iria provocar doses elevadas de adrenalina.
Após um fim de tarde com direito a termas e massagens e uma noite descansada, no dia 21 os participantes seguiram para a primeira etapa do desafio. Por entre caminhos de terra batida e lama e um tempo que convidaria a maioria das pessoas a ficar em casa, a caravana do Mercedes-Benz 4Matic Experience acelerou em direção ao Santuário de São Macário, uma capela a mais de 1.000 metros de altitude. No local, havia um coffee break a aguardar quem chegava, cujo café quente contrastava com os 10º C sentidos no topo da serra.
O destino seguinte foi o Portal do Inferno, uma espécie de abismo, onde a Estrada Municipal 567 se estreita ao passar por duas vertentes íngremes. Era por lá que se fazia o caminho até ao local do almoço, onde o objetivo era recuperar forças para se aproveitar a tarde em grande. Entre o cabrito e a vitela, passando pela sopa e pelo leite creme, não houve quem deixasse o restaurante Mira Freita com fome.
Uma experiência nas alturas
Apesar do nevoeiro, a experiência de observar Portugal a partir do Radar Meteorológico de Arouca não deixou de ter o seu encanto. As condições climatéricas proporcionaram um misticismo digno de filme e o piso panorâmico a 47 metros de altura parecia uma nuvem suspensa.
Participantes da Mercedes-Benz 4Matic Experience passaram três dias na zona de São Pedro do Sul a dar uso às propriedades únicas dos seus automóveis.
Depois de um dia dedicado às alturas, chegou a hora de descer novamente à terra, com uma visita ao Mosteiro de São Cristóvão de Lafões. Apesar de ter sido transformado num turismo de habitação, ainda é possível descobrir os segredos que se escondem por trás da fachada deste monumento fundado em 1123.
Após um sábado agitado, o domingo foi dedicado a conhecer a Lagoa da Lapa de Meruge e o Caramulo Experience Center. Nesta oficina e museu, os aventureiros, além de terem visto inúmeros modelos de automóveis clássicos, puderam experimentar a pista de TT e simular trajetos que só um Mercedes-Benz com tecnologia 4Matic conseguiria fazer.
Outra coisa exclusiva para os proprietários destes automóveis é a participação na Mercedes-Benz 4Matic Experience. Mas se também ficou com vontade de viver estas experiências, sabe o que tem de fazer. Para o ano há mais.