Dos passadiços aos baloiços, passando por museus e monumentos, piscinas e praias fluviais, trace o seu roteiro de férias e descubra o coração do país em família.
Corpo do artigo
Se costuma ir de férias em família com crianças, preparar um roteiro que satisfaça todos os membros da família é um desafio. Mas sabia que tudo depende do destino marcado no mapa?
No Centro de Portugal, encontra os locais perfeitos para entreter pequenos e graúdos. Desde atividades divertidas a experiências únicas no meio da Natureza, uma coisa é certa: os mais pequenos vão regressar a casa com memórias bonitas que os acompanharão para a vida.
https://www.youtube.com/watch?v=VWPtIAK20a4
Beira Baixa
Sabia que há experiências radicais na Beira Baixa para os mais novos? As crianças dos sete aos 12 anos podem divertir-se como nunca no Kartódromo de Castelo Branco. O espaço tem uma frota de karts com controlo remoto e uma pista com 1237 metros de perímetro, 10 metros de largura e quatro traçados diferentes à sua disposição.
Para levar as crianças a conhecer o património natural da Beira Baixa, os Passadiços do Orvalho, no Geopark Naturtejo, no concelho de Oleiros, oferecem a oportunidade de admirar a Cascata da Fraga de Água d"Alta, a maior queda de água da Beira Baixa com 50 metros de desnível vencidos por uma sucessão de três véus de água e o Miradouro do Cabeço do Mosqueiro, duas grandes maravilhas da GeoRota do Orvalho.
Porém, caminhar não é a única forma de conhecer a Natureza da Beira Baixa. Mais de mil metros de altitude elevam o Baloiço do Castelo Velho, na freguesia de Louriçal do Campo, em Castelo Branco, tornando-o um ponto de paragem imperdível na Serra da Gardunha.
Serra da Estrela
Se quiser entreter os mais novos nas férias com uma piscina de ondas artificiais, a diversão é garantida. Prova disso é a Piscina Praia da Covilhã, que oferece um dia excitante dentro de água aos miúdos, enquanto presenteia os graúdos com um dia relaxante passado na área de solário e nas atividades de hidroginástica.
Já para um dia ativo em família na Serra da Estrela, sugerimos os Passadiços do Mondego, na Guarda. Ao longo de quase 12 quilómetros, o percurso liga Videmonte, Trinta, Vila Soeiro e a Barragem do Caldeirão, acompanhando o rio Mondego e permitindo descobrir cascatas e atravessar pontes.
Os baloiços são outra maneira de as crianças admirarem a paisagem das Beiras e da Serra da Estrela enquanto se divertem. Localizado em Seixo do Côa, no Sabugal, o Seixo´s Tower Swing oferece uma das vistas mais deslumbrantes sobre o território. Aproveite para levar os mais pequenos a conhecer a Torre da Igreja da aldeia, mesmo ao lado do baloiço.
Região de Aveiro
Se há coisa que as crianças mais apreciam é brincar, mas sabia que existe um museu dedicado a essa atividade? Tudo é possível na Região de Aveiro, incluindo a existência do Museu do Brincar. Fica em Vagos e conta com milhares de peças que nos fazem viajar pela história do brinquedo.
Já para um plano mais de contacto com a Natureza, a Região de Aveiro convida toda a família a conhecer a Barrinha de Esmoriz, uma lagoa costeira única. Fica no extremo norte do concelho de Ovar e recebe agora os curiosos através de um passadiço recém-inaugurado. Desta forma, visitantes de todas as idades podem conhecer a fauna e flora típicas deste paraíso natural de uma forma sustentável.
Para uma vista inigualável, não saia da Região de Aveiro sem visitar o Baloiço "I Love Pateira", nas margens da lagoa da Pateira de Óis da Ribeira, em Águeda. Aconselhamos que leve as crianças a este baloiço na altura do pôr-do-sol. Vão assistir a um espetáculo de cores que nunca esquecerão.
Região de Coimbra
Estar na cidade de Coimbra e não levar as crianças ao Portugal dos Pequenitos é como ir a Roma e não ver o Papa. Este parque temático foi especialmente desenhado a pensar nas crianças. Aqui, os mais pequenos podem entrar em casas típicas de cada região do país e nos maiores monumentos nacionais e dos países da CPLP em ponto pequeno.
Quando o calor aperta, o melhor é levar as crianças à praia. Em Góis, entre a Serra do Açor e a Serra da Lousã, a Praia Fluvial da Peneda, situada nas margens do rio Ceira, é imperdível, mas para lá chegar é preciso caminhar pelo Passadiço do Ceira. O esforço será recompensado por uma paisagem onde o verde das serras impera. E, claro, por um mergulho refrescante no final do caminho.
Além de passeios calmos em família e tardes divertidas para os mais novos, a região de Coimbra oferece vistas deslumbrantes que podem ser apreciadas nos muitos baloiços espalhados pelo território. Um dos que não podem mesmo perder, já que se encontra em Góis, é o Baloiço dos Penedos.
Região de Leiria
Sabia que o Mosteiro da Batalha demorou perto de 200 anos a ser construído? Este é apenas um de muitos factos interessantes sobre este monumento icónico do país e do continente europeu, que todos devem visitar pelo menos uma vez na vida.
A 3,5 quilómetros daqui, mas já no concelho de Porto de Mós, o Parque Aventura de São Jorge convida a um dia bem passado. É o único Parque Arborismo no Mundo integralmente dedicado à temática medieval, com enfoque nos arqueiros ingleses e na Batalha de Aljubarrota. Rodeado por um deslumbrante ambiente natural, é o local perfeito para andar suspenso nas árvores e desfrutar de muitas outras atividades ao ar livre para todas as idades.
Sabia que o Mosteiro da Batalha demorou perto de 200 anos a ser construído?
Igualmente imperdível é o Passadiço das Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos. Este caminho de dois quilómetros faz a ligação entre a Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, a Praia Fluvial das Fragas de São Simão e o Miradouro. É uma ótima forma de passar o dia a descobrir o património natural da Região de Leiria.
Quando as pernas se cansarem de tanto andar, aproveite a vista sobre as Berlengas e o Oceano Atlântico a partir do Baloiço do Vale Grande, na freguesia de Serro Ventoso, em Porto de Mós. Aproveite também para explorar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, onde o baloiço está situado.
Oeste
Sabia que um dos melhores destinos medievais da Europa fica no Centro de Portugal? A Vila de Óbidos, protegida pelas muralhas do castelo, foi eleita em 2017 um dos melhores destinos medievais da Europa pela European Best Destinations e promete conquistar os corações dos mais pequenos.
Descubra a magia do Miradouro da Serrinha de Cima, situado na rua do Castelo. Tire fotos memoráveis no icónico baloiço de Óbidos e aprecie uma vista panorâmica simplesmente deslumbrante da vila.
Sabia que um dos melhores destinos medievais da Europa fica no Centro de Portugal?
Porém, esta vila encantada não é o único trunfo que o Oeste tem na manga. Em Torres Vedras, o Passadiço das Escarpas leva toda a família num passeio para admirar os pontos mais deslumbrantes da paisagem entre as localidades de Porto Novo e Maceira, com destaque para as Escarpas da Maceira, o Rio Alcabrichel e a Praia de Porto Novo.
Já em Sobral de Monte Agraço, pode conhecer o concelho através da Rota dos Baloiços Panorâmicos. Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Santo Quintino, em parceria com a Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, pretende que os visitantes admirem a beleza natural da região enquanto fazem paragens estratégicas nos baloiços de Galhofos, Valdevez, Montijo, Casais de Santo Quintino, Moinho do Céu, Chã, Zibreira de Fetais, Fetais.
Médio Tejo
Em Torres Novas, existem grutas que não são grutas. Confuso? Trata-se das Grutas de Lapas, galerias subterrâneas artificiais cuja origem ainda permanece um mistério, mas que atualmente são uma maravilha natural que atrai famílias todos os anos.
Maravilhas naturais, aliás, é coisa que não falta no Médio Tejo. No concelho de Ourém, o Passadiço do Agroal leva-o à praia fluvial do Agroal. Nesta piscina fluvial no rio Nabão, vai poder passar um dia divertido e descontraído em família.
Em Abrantes, o convite é para admirar o Tejo - o maior rio da Península Ibérica - no Baloiço Panorâmico do Tejo. Fica na vila do Tramagal e é o local perfeito para tirar fotografias para encher os álbuns.
Viseu Dão Lafões
Ir à praia longe da costa? Tudo é possível em Viseu Dão Lafões, mais especificamente na Live Beach Mangualde, uma praia artificial aberta durante a época balnear para proporcionar a toda a gente, independentemente da idade ou das limitações físicas, a oportunidade de se divertir dentro de água.
Já em terra, a diversão continua em Vouzela, uma vila florida com muito para oferecer aos mais pequenos. Uma das suas maiores maravilhas são os Passadiços da Reserva Botânica do Cambarinho, um percurso pedestre que percorre as encostas da Serra do Caramulo ao longo de 1500 metros. O caminho faz-se no meio de borboletas, ao som da água a correr e dos pássaros a cantar - em suma, parece uma experiência retirada de um conto de fadas. A grande atração deste passeio são os loendros, flores que, apesar de raras, acompanham todo o percurso.
Ir à praia longe da costa? Tudo é possível em Viseu Dão Lafões, mais especificamente na Live Beach Mangualde
As histórias de encantar acompanham-nos até à Aldeia de Lamelas, em Castro Daire, onde o Baloiço do Penedo do Cavaleiro remonta para a paixão entre um cavaleiro lusitano e uma moura.