Carcaça do animal chegou à praia já em estado de decomposição.
Corpo do artigo
O cadáver de uma baleia com perto de 20 metros deu esta quinta-feira à costa na Fonte do Cortiço, em Santo André, no concelho Santiago do Cacém.
À TSF, o Capitão Sá Coutinho, do Porto de Sines, explicou que o alerta para a situação foi dado esta manhã "por um popular".
"A Polícia Marítima e a Capitania dirigiram-se ao local para verificar a situação e confirmou-se que lá está uma baleia com sensivelmente 19 metros. Neste momento, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a câmara municipal de Santiago do Cacém já estão informados e, em articulação com estas autoridades, vai analisar-se a melhor forma de tirar de lá este cetáceo", explicou o capitão.
O período em que essa operação será levada a cabo ainda não está definido, até porque envolve uma tomada de decisão por parte de várias entidades.
"Está numa zona de parque natural, portanto o ICNF tem de ser ouvido. Depois, temos de ver com os serviços da câmara a forma de retirar de lá o animal", sendo que tal só deve ser decidido nesta segunda-feira.
O animal deu à costa já em estado de decomposição.
LEIA MAIS: