"O mais importante passo que os pais podem dar para que os filhos não sejam fumadores no futuro é eles próprios não fumarem, se isso não for possível penso que há um plano B, plano C, plano D", afirma o psicólogo Paulo Vitória.
Corpo do artigo
Paulo Vitória acredita que o plano B passa por não fumar perto dos filhos, porque os pais são modelos importantes e, porque o fumo é o principal poluidor em espaços fechados.
"É importante definir normas, também relativas a outras pessoas e tanto quanto possível evitar que o espaço comum seja contaminado", recomenda o psicólogo que nesta edição alargada do TSF Pais e Filhos deixa também alguns conselhos sobre o momento e a forma como os pais devem fazer passar a mensagem antitabágica.
TSF\audio\2018\11\noticias\18\18_novembro_2018_tsf_pais_e_filhos
Nesta edição, há ainda "Poemas com Melodia", uma iniciativa que teve lugar na Secção do Norte da Ordem dos Médicos e onde se ouviu música, poesia com conversa à mistura. Vítor Blue e o Coro Infantil da Escola de Música de Santa Cecília deram um concerto poético e nos intervalos houve espaço para o debate e para a reflexão.
Uma psicóloga, um professor e uma editora falaram sobre a importância da leitura, o papel da poesia e os caminhos para uma infância mais poetizada. Durante a iniciativa foi ainda assinado um protocolo entre a editora Poética e a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. Na compra de 2 livros, um a dois euros revertem a favor da associação.
O Porto/Post/Doc, o festival do cinema do real do Porto é outro dos assuntos em destaque nesta edição domingueira do TSF Pais e Filhos . Este ano, o festival tem programação para as famílias. O programador Sérgio Gomes conta-nos tudo.