Miguel de Freitas disse à TSF que esta verba vai ser disponibilizada de imediato e que espera que toda a floresta do Buçaco volte a estar visitável até ao Natal.
Corpo do artigo
O dinheiro vai chegar do Fundo Florestal Permanente para recuperar a Mata Nacional do Buçaco, que foi atingida em toda a sua extensão pela tempestade Leslie (na noite de sábado para domingo).
O secretário de Estado das Florestas esteve, esta manhã, nas zonas florestais mais afetadas pela tempestade no litoral do distrito de Coimbra: as matas nacionais do Buçaco e do Choupal.
Miguel de Freitas disse à TSF que esta verba vai ser disponibilizada de imediato e que espera que toda a floresta do Buçaco volte a estar visitável até ao Natal.
As primeiras contas aos prejuízos foram feitas baseadas na análise floresta nos últimos dois dias, pelos técnicos da Fundação, e indicam despesas na ordem dos 400 mil euros.
TSF\audio\2018\10\noticias\16\miguel_midoes_secretario_estad_florestas_e_dinheiro_12h
O secretário de Estado das Florestas, Miguel de Freitas, esclarece que esta verba contempla sobretudo uma primeira fase de limpezas e valoriza que apesar do aparato visível a olho nu, depois desta primeira fase de intervenção as perdas não serão tão avultadas quanto se previa logo após a tempestade.
"O trilho das árvores notáveis em que estávamos a trabalhar são ser rapidamente reposto, e o Vale dos Fetos parece que, por baixo das grandes árvores que caíram, não haverá grandes perdas. Há sim a perda de trilhos e temos de colocar tudo isto rapidamente a funcionar", explica.
Segundo o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, esta recente devastação da floresta do Buçaco não vai beliscar a candidatura do Buçaco a Património Mundial da Humanidade. "Nada nos vai demover. O nosso foco é a UNESCO e desta adversidade temos de retirar oportunidades e ordenar de melhor forma a Mata e de acordo com aquilo que está no Plano de Gestão Florestal", garante.
A Mata do Buçaco está fechada para visitas, mas espera-se que nas próximas duas semanas a limpeza permita, ainda que de forma condicionada, abrir algumas zonas. Estado, Câmara da Mealhada e Fundação esperam que, pelo Natal, já toda a Mata esteja desobstruída.
Dia 27 de outubro há uma ação de voluntariado na Mata Nacional do Buçaco, no Luso, para quem quiser ajudar na limpeza desta floresta nacional.
O secretário de Estado das Florestas, Miguel de Freitas, esteve ainda na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, outra das zonas afetadas pela tempestade Leslie.