Missão cumprida: A Crew Dragon resistiu à velocidade ultrassónica e altas temperaturas na reentrada para a Terra.
Corpo do artigo
A cápsula Crew Dragon, da empresa SpaceX, já está de regresso à Terra - amarou esta sexta-feira manhã no Oceano Atlântico e foi recolhida intacta.
Termina assim com sucesso a viagem de teste daquele que é o primeiro veículo espacial de fabrico norte-americano concebido para viagens com humanos a chegar à Estação Espacial Internacional em oito anos.
A Crew Dragon chegou no último domingo à estação espacial, um dia depois de descolar de Cabo Canaveral, na Florida, e depois de 18 órbitas à Terra.
1104038312325595136
A cápsula acoplou com êxito, permitindo a entrada dos três astronautas, e esta sexta-feira, libertou-se com a mesma suavidade e precisão, dando início à sua viagem de regresso.
Apesar de ter sido concebida para o transporte de humanos, nesta que foi a sua viagem de teste a Crew Dragon não estava tripulada. Levava a bordo 180 quilos de mantimentos e um manequim ao qual foi dado o nome de Ripley, em homenagem personagem da saga de filmes "Alien", do realizador Ridley Scott.
4cy68OoNHF0
O 'astronauta' Ripley estava equipado com sensores na coluna, pescoço e cabeça para que a Space X possa estudar o impacto da viagem para um ser humano.
Elon Musk prometeu que se esta missão corresse bem a Crew Dragon poderia transportar dois astronautas já este verão, ao abrigo do programa comercial tripulado da agência espacial norte-americana.
A próxima missão tripulada da NASA está prevista para junho, mas a Space X pode não ser a empresa escolhida para transportar os dois astronautas.
TSF\audio\2019\03\noticias\08\guilhermina_sousa_space_x_dragon_16h
Desde o fim da Space Shuttle, em 2011, a NASA não tem capacidade para transportar astronautas para o Espaço e tem estado dependente da Soyuz, russa. Ofereceu por isso oito mil milhões de dólares às empresas privadas SpaceX e Boeing para construírem e operem novas cápsulas.
A Boeing vai testar a sua cápsula espacial CST-100 Starliner em abril.