Com o aproximar do Dia Internacional do Preservativo, que se assinala na próxima terça-feira sob o lema " Sempre na Moda " , o GAT, Grupo de Ativistas em Tratamento vai lançar um projeto inovador de distribuição de preservativo em várias zonas da Grande Lisboa.
Corpo do artigo
Chama-se Love Condom e é a primeira carrinha comunitária de distribuição de preservativos para que este meio de prevenção esteja cada vez mais acessível a todos em contextos festivos, de trabalho sexual ou de drogas.
É um projeto da organização não-governamental GAT em parceria com a Aids Healthcare Foundation e faz parte das iniciativas previstas para o Largo Camões, em Lisboa, na terça-feira e que incluem igualmente a disponibilização de testes rápidos e distribuição de 20 mil preservativos.
Ricardo Fernandes, o diretor executivo do GAT explica que o lançamento deste projeto inovador pretende ser igualmente um alerta politico para a urgência de serem definidas linhas de atuação a nível nacional para a prevenção do VIH e para a distribuição de preservativos.
TSF\audio\2018\02\noticias\11\ricardo_fernandes_alert
O diretor executivo do GAT lembra que o preservativo ainda é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir o VIH. Os dados do programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH /Sida estimam que o uso do preservativo tenha evitado 45 milhões de infeções em todo o mundo desde 1990. Se se atingir a meta da distribuição global ate 2020, podem evitar-se 3, 4 milhões de novas infeções.
Em Portugal, o estudo "Vida sem Sida " da Universidade de Lisboa, revelou recentemente que um terço dos infetados pelo vírus tem menos de 30 anos. Cerca de 97 por cento dos jovens portugueses entre os 18 e os 24 anos está genericamente bem informado no que diz respeito à importância do preservativo, mas mais de 60% assume ter relações sem o usar.
Ricardo Fernandes acredita que a perceção do risco é neste caso um fator muito importante, porque com o avanços dos tratamentos e como já não se morre com o vírus da sida, há a ideia errada de que a infeção é algo menor e neste caso é igualmente necessário consciencializar as pessoas para a necessidade de fazer o teste mas é também necessário que tenham meios para isso.
TSF\audio\2018\02\noticias\11\ricardo_fernandes_perpeccao_risco_3
Há, ainda, uma outra ideia destacada pelo diretor executivo do GAT: os jovens não usam os preservativos porque não estão acessíveis em locais como por exemplo as escolas, onde a educação sexual devia ser uma realidade.
Essa tem sido precisamente a grande aposta desta organização não-governamental, levar os preservativos aos locais onde são necessários para que não haja nenhum tipo de desculpa.
Para chamar a atenção para todas estas questões, o GAT, Grupo de Ativistas em Tratamento vai estar na próxima terça-feira, Dia Internacional do Preservativo, no Largo Camões em Lisboa com várias iniciativas sob o lema " Sempre na Moda ".
O GAT vai distribuir 20 mil preservativos e alerta para a importância de os usar. Vai lançar também, o Love Condom, um projeto inovador de distribuição através de uma carrinha comunitária com recurso a voluntários que pretende percorrer varias áreas da Grande Lisboa.