A Educação Física deve voltar a contar para a média de acesso à universidade?
No Fórum TSF, debateu-se as vantagens e desvantagens da proposta que o PCP e o Bloco de Esquerda levam agora ao parlamento.
Corpo do artigo
O Governo não se compromete com uma data para que a Educação Física volte a contar para a nota de acesso ao Ensino Superior.
O Bloco de Esquerda e o PCP entregam esta quinta-feira, no parlamento, projetos para que a disciplina volte a ter peso na média para a entrada para a universidade.
Com o antigo ministro da Educação, Nuno Crato, a nota de Educação Física deixou de ser contabilizada na nota de acesso. Há dois anos, o Governo anunciou a intenção de reverter essa ordem, mas a decisão tem vindo a ser adiada.
No Fórum TSF, o secretário de Estado da Educação, João Costa, voltou a não se comprometer com qualquer data.
TSF\audio\2018\02\noticias\14\joao_costa_quando_e_se_
O deputado Luís Monteiro, do Bloco de Esquerda, afirmou no Fórum TSF que a reposição das notas de Educação Física nas contas do acesso ao Ensino Superior, deve ser feita no próximo ano lectivo, para os alunos que comecem a frequentar o 10.º ano em setembro de 2018.
TSF\audio\2018\02\noticias\14\luis_monteiro_11h_proximo_ano_lectiv
Diana Ferreira, deputada do PCP, defendeu no Fórum TSF que, neste momento, a Educação Física é tratada "como uma disciplina de segunda" e que a valorização
Já o presidente do Conselho das Escolas, José Eduardo Neves, defende que a nota de Educação Física não deve contar para a média de acesso ao Ensino Superior, mas admite casos em que o cenário possa acontecer.
TSF\audio\2018\02\noticias\14\jose_eduardo_neves_1_melhorar_nota
Avelino Azevedo, presidente Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF), não aceita aceita o argumento de que a nota da disciplina prejudica a média dos alunos, na maioria dos casos, e apresenta números para o provar.
TSF\audio\2018\02\noticias\14\avelino_azevedo_1_nao_prejudica