A próxima geração de redes-fios está a chegar e já tem nome.
Corpo do artigo
É para o ano que começam a aparecer os primeiros equipamentos com a próxima geração de WiFi e, finalmente, o IEEE: Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónico, o consórcio que estipula as normas e os standards neste sistema e optou por um nome bem mais simples de pronunciar e entender.
Depois de coisas como o 802.11g, em 2003, ou o 802.11n uns anos mais tarde, e mesmo o atual, o 802.11ac, a próxima geração destas redes-fios vai chamar-se WiFi 6.
Assim vai ser muito mais fácil e transparente para os utilizadores perceberem a que velocidade funcionam os seus equipamentos e, principalmente, no caso dos routers, perceber que, mesmo que todos os outros aparelhos sejam de última geração, ter um router mais antigo vai necessariamente atrasar toda a rede.
Quanto às novidades trazidas pelo WiFi 6, é claro que vai ser mais rápido que o atual. De uma maneira geral estima-se que com velocidades entre quatro e dez vezes superiores àquilo que agora se consegue e também vai permitir mais ligações estáveis.
Simplificando: imagine uma autoestrada onde, com o WiFi 6, o limite de velocidade máxima foi aumentado e há mais faixas para se circular.