O empresário Paulo Lalanda de Castro, administrador da Octapharma, foi constituído arguido no âmbito do processo em que se investiga a atribuição dos "vistos gold". confirmou fonte da Procuradoria-Geral da República.
Corpo do artigo
Numa resposta enviada à Lusa, a PGR refere que o administrador da empresa farmacêutica Octapharma foi constituído "arguido no âmbito do inquérito onde se investigam, entre outras, matérias relacionadas com a atribuição de vistos gold".
A Procuradoria não especificiou quais os crimes de que o empresário é indiciado.
Na edição de hoje, o Correio da Manhã avançou que Paulo Lalanda de Castro -- que também é arguido no processo "Operação Marquês" -- terá recebido um milhão de euros de reembolso de IVA de forma ilegal, graças a um documento falso que permitiu um perdão fiscal.
Segundo o jornal, o alegado envolvimento de Lalanda de Castro no âmbito do processo de atribuição dos "vistos gold" terá ocorrido por via da empresa ILS, que terá reclamado a prestação de serviços médicos a um grupo de cidadãos líbios, alegadamente refugiados de guerra, e que, consequentemente, estariam isentos do pagamento de IVA.
A Operação Labirinto - que envolveu várias buscas e 11 detenções a 18 de novembro de 2014, está relacionada com a aquisição de vistos 'gold' e investiga indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência.
O caso envolve o ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado António Figueiredo, a ex-secretária-geral do Ministério da Justiça Maria Antónia Anes, o ex-diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Jarmela Palos, o sócio-gerente da empresa JMF Projects and Business, Jaime Gomes, os funcionários do IRN Paulo Eliseu, Paulo Vieira, José Manuel Gonçalves e Abílio Silva, entre outros.
O processo provocou a demissão do então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que, em setembro, foi constituído arguido após ser inquirido pelo Ministério Público.
No âmbito deste processo já foram constituídos 13 arguidos.