
Paulo Spranger
Estudo concluiu que 83% da água potável de todo o mundo contém fibras de microplástico.
Corpo do artigo
Uma conclusão inédita aponta para a presença de plástico na água das torneiras em todo o mundo. É o que revela um estudo feito nos cinco continentes, com recolhas que foram analisadas pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade do Minnesota, nos Estados Unidos. O estudo conclui que 83% da água potável continha plástico.
Uma conclusão inédita, já que até agora, apenas tinha sido estudada a presença de plástico nos oceanos, no gelo marinho, lagos e rios.
A chefe da divisão de engenharia sanitária do LNEC, Maria João Rosa, diz que este alerta deve servir para fazer mais estudos, mas garante que é seguro beber água da torneira em Portugal.
TSF\audio\2017\09\noticias\06\maria_joao_rosa_1
Maria João Rosa, que é também investigadora do Liswater, um centro de excelência que está a nascer em Portugal para o setor da água, explica como o plástico pode ir parar à água potável. Existem duas fontes possíveis.
TSF\audio\2017\09\noticias\06\maria_joao_rosa_2
A água que sai das torneiras tem fibras de plástico, mas Maria João Rosa sublinha a qualidade da água em Portugal. Contactado pela TSF, o Ministério do Ambiente lembra que 99% da água no nosso país é controlada e de boa qualidade.