16 milhões de tons de cores passam a imitar os vários momentos do dia.
Corpo do artigo
São cinco as companhias que já receberam o A35O XWB (Xtra Wide Body) e que podem proporcionar aos passageiros a nova tecnologia.
A Airbus chama-lhe Airspace e, entre outros pressupostos, joga com um sistema de luzes de LED que se podem adaptar a diferentes momentos do voo e às horas de interesse do passageiro.
As luzes podem reproduzir mais de 16 milhões de tons de cores, o que, diz a Airbus, ajuda a imitar os efeitos de luz nos diferentes horários do dia.
"Por exemplo: para quem está a viajar em direção a oriente, a iluminação é ajustada para ficar mais clara antes do nascer do sol, dando a impressão de que o dia já clareou - como no destino do voo. Na direção contrária, as luzes dão a impressão de que o entardecer é prolongado, para simular o atraso quando se voa em direção a ocidente".
Para já o sistema Airspace está nos aviões da Qatar Airways, Vietnam Airlines, Finnair, Singapore Airlines e TAM, mas será colocado em cerca de 770 aviões de várias companhias mundiais e em todas as classes.