A Administração Regional de Saúde do Algarve diz que é uma forma de reduzir os riscos de propagação das doenças e dos comportamentos criminosos.
Corpo do artigo
O projeto inédito em Portugal prevê a distribuição de metadona pelos toxicodependentes que estejam de férias no Algarve, mas para isso, têm de estar referenciados nos serviços de saúde dos países de origem.
O presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve explica que a ideia é vigiar o tratamento e ao mesmo tempo, reduzir os riscos de propagação de doenças e de comportamentos criminosos, como os assaltos e tráfico de droga.
Para que os turistas possam receber metadona, os serviços de saúde dos países de origem têm de partilhar informação com as autoridades de saúde do Algarve.
O projeto de distribuição de metadona a turistas estrangeiros vai começar no verão de 2017 na região do Algarve mas a ideia é alargar a medida a outros destinos turísticos, como por exemplo Lisboa e Porto.
João Goulão, responsável pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e das Dependências (SICAD), sublinha as vantagens de fazer um guia institucional com locais onde os turistas podem continuar, com segurança, os tratamentos com metadona.