Álvaro Beleza diz que em Portugal a classe médica tem sido privilegiada, mas isso não colocou os médicos fora do impacto dos cortes generalizados que afetaram toda a sociedade nos últimos anos.
Corpo do artigo
Álvaro Beleza que, na politica já foi número dois do PS, com António José Seguro, e chegou a candidatar-se à liderança do Partido contra José Sócrates, vira-se agora para uma outra corrida.
Quer ser Bastonário da Ordem dos Médicos.
Numa entrevista à TSF, o especialista em hematologia, lamenta que continue a existir uma lógica de pagar o menos possível aos médicos, com as consequência que daí resultam.
Sem querer fazer críticas diretas ao atual Bastonário, José Manuel Silva, de quem foi apoiante nas últimas eleições, Álvaro Beleza diz que a Ordem tem de ter um papel diferente do atual, mais afastado da politica, e mais próximo da defesa da qualidade.
Sobre a saúde em Portugal, nos dias de hoje, Álvaro Beleza, entrevistado pelo jornalista Anselmo Crespo, diz na TSF, que os principais problemas são a falta de planeamento, que condiciona a formação dos médicos necessários, e que limita o acesso os cidadãos à saúde.
As eleições na Ordem dos Médicos, realizam-se em janeiro do próximo ano. José Manuel Silva, o atual bastonário, anunciou que não se recandidata. O lançamento oficial da candidatura de Álvaro Beleza só deverá acontecer daqui a algumas semanas.
As candidaturas podem ser entregues até 21 de novembro.