Os três astronautas que saíram hoje do Cazaquistão já chegaram à Estação Espacial Internacional. Estão a ser acolhidos pelos colegas.
Corpo do artigo
A nave espacial russa Soyuz MS-05 com três tripulantes a bordo já está ligada à Estação Espacial Internacional (EEI). Os astronautas vão ficar para uma missão de cinco meses.
HHNgKSHni7g
A bordo da Soyuz estavam o russo Sergueï Riazanski, o norte-americano Randy Bresnik e o italiano Paolo Nespoli, da Agência espacial europeia.
891087291824848896
Os astronautas foram transportados pela Soyouz, que descolou hoje do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão.
Esta foi a segunda vez que uma Soyuz MS, a quinta da sua série, se dirige para a EEI num esquema de voo abreviado, e quando as três anteriores o fizeram após dois dias de voo autónimo, com testes aos diversos sistemas da nova nave espacial russa.
A EEI, um projeto avaliado em mais de 150 mil milhões de dólares (128 mil milhões de euros) em que participaram 16 países, inclui atualmente 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de 27.000 quilómetros por hora, a uma distância de 400 quilómetros da terra.