Tecnologia de ponta? Astronautas remendam Estação Espacial com gaze e resina
O remendo está feito; resta saber se funciona. Na Estação Espacial Internacional foi detetada uma pequena fuga que podia pôr em risco a vida dos astronautas.
Corpo do artigo
Não são mais que dois milímetros, mas em 18 dias os astronautas poderiam ter ficado sem ar. A fuga foi detetada na quarta-feira à noite pelas equipas em Houston e em Moscovo, que repararam numa alteração na pressão do ar na Estação Espacial Internacional enquanto os astronautas dormiam.
Já na quinta-feira, durante a manhã foi possível localizá-la. Primeiro, taparam o pequeno furo com uma espécie de fita-cola. Depois, seguindo as instruções do centro de controlo de missão, selaram a fuga com gaze médica embebida em resina epoxy, um material usado, por exemplo, para reparar e revestir soalhos.
1035247544673157126
A atmosfera da estação espacial foi entretanto aumentada através de uma reserva de oxigénio de uma das naves de carga.
O furo pode ter sido provocado por micro-meteoritos ou lixo espacial, como satélites fora de funcionamento. A Agência ainda vai investigar as causas.
Para já, a situação está sob controlo. O selante ficou a secar durante a noite. Esta sexta-feira de manhã vai ser feita uma nova avaliação para perceber se são necessárias mais reparações.