As autoridades aconselham a que se faça queixa já que o número de telefonemas em causa tem aumentado.
Corpo do artigo
O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) alertou para o "aumento de telefonemas fraudulentos em nome da empresa Microsoft", em que supostos funcionários "incentivam as vítimas a instalarem programas maliciosos no seu computador".
O objetivo do contacto é conseguir-se "roubar informações e/ou cifrar o conteúdo das máquinas, exigindo um resgate".
"Estes falsos 'funcionários' da Microsoft tentam também aceder a detalhes dos cartões de crédito das vítimas, sendo que para o efeito, induzem-nas a instalar software malicioso, de forma a conseguirem remotamente aceder a dados sensíveis", revela o comunicado .
Por estas razões, o CNCS avisa as possíveis vítimas deste ataque para evitarem dar qualquer informação. "Se for vítima deste tipo de ataque, não deve dar resposta a este género de contacto e, muito menos, fornecer qualquer tipo de dado pessoal".
Da mesma forma, a autoridade recomenda ainda que se "faça sempre queixa às autoridades competentes".