Direção-Geral da Saúde quer evitar problemas nas urgências e aumento da mortalidade registado na última época gripal. Plano nacional para este inverno prevê novas medidas que olham sobretudo para os idosos.
Corpo do artigo
A Direção-Geral da Saúde (DGS) promete visitar os principais lares de idosos, públicos e privados, de cada região, para perceber se estão ou não preparados para a época gripal deste inverno.
Estas visitas dos delegados de saúde são uma das novidades do plano nacional apresentado hoje e que prevê, também, uma colaboração com as 2700 farmácias da Associação Nacional de Farmácias.
O diretor-geral da saúde explica que uma das novidades é fazer aquilo a que chama de "intervenções pedagógicas", sem multas, nos lares de idosos.
Francisco George acrescenta que pretendem perceber se os lares estão preparados para o frio, se adotaram as medidas de prevenção aconselhadas, se existe acesso fácil ao médico ou enfermeiro, bem como questões como o distanciamento das camas para evitar o contágio do vírus da gripe.
A DGS recorda que a mortalidade excessiva do último inverno e da ultima época gripal atingiu quase sempre idosos com mais de 70 ou 80 anos, razão que justifica a maior atenção ao que se passa nos lares.
Coordenação com 2700 farmácias
A DGS promete ainda uma nova colaboração com as 2700 farmácias da Associação Nacional de Farmácias, cujo presidente esteve presente na apresentação do plano para o inverno.
Os farmacêuticos vão ser por exemplo aconselhados a dizer ao doente que ligue para a Linha Saúde 24 antes de procurar um serviço de urgência e se a pessoa não tiver telefone será a farmácia a fazer a chamada.
Para além da coordenação com as farmácias e as visitas a lares, o plano para o inverno deste ano repete os apelos dos anos anteriores. Entre eles, a vacinação dos idosos e de outros grupos de risco, mas também o pedido para que os doentes liguem para a Saúde 24 antes de procurarem uma urgência.
A DGS promete ainda alargar os horários dos centros de saúde ou unidades de saúde familiar, mas apenas nos sítios em que isso for mesmo preciso, pelo que a decisão cabe aos responsáveis desses serviços.