Iniciativa pretende recolher medicamentos não sujeitos a receita médica que depois serão entregues a associações humanitárias.
Corpo do artigo
Este sábado, em 200 farmácias do país, decorre mais uma recolha de medicamentos do Banco Farmacêutico.
A iniciativa vai na 11ª edição e pretende recolher medicamentos não sujeitos a receita médica que depois serão entregues a instituições de solidariedade.
Ana Formigal, uma das promotoras da iniciativa, explica que cada uma das farmácias aderentes está a recolher medicamentos para uma determinada instituição, O processo é acompanhado por um voluntário que explica aos utentes o que se está a passar. No final, do dia, cada instituição recebe os medicamentos recolhidos na farmácia.
TSF\audio\2019\02\noticias\23\ana_formigal_1_como_funciona
Quem for à farmácia pode comprar produtos, sem receita, para serem doados a uma centena de instituições. O Banco Farmacêutico lembra que não aceita medicamentos trazidos de casa.
"Esses medicamentos já saíram do circuito do medicamento. Já não podem ser doados uma vez que já não há a segurança de que estão em perfeitas condições. E como se trata de um medicamento, todo o cuidado é pouco", explica Ana Formigal.
TSF\audio\2019\02\noticias\23\ana_formigal_2_de_casa_nao
Nos últimos dez anos, o Banco Farmacêutico recolheu mais de 97 mil medicamentos.
TSF\audio\2019\02\noticias\23\ana_formigal_3_solidarias
A recolha de alimentos do Banco Farmacêutico é uma iniciativa da Associação para a Assistência Farmacêutica e decorre este sábado em 205 farmácias do país.