Imagens do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve mostram "torturas" dos utentes. Uma situação que, dizem, se arrasta há anos.
Corpo do artigo
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros partilhou este domingo fotografias do Serviço de Urgência no Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Unidade de Faro. "Luto todos os dias contra esta vergonha", escreveu na descrição.
As imagens foram inicialmente divulgadas pelo presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, Sérgio Branco, e agora partilhadas por Ana Rita Cavaco, diz a bastonária, "por saber que é verdade".
"Estou muito orgulhosa dos "meus" Enfermeiros. Os Enfermeiros Portugueses são uns heróis. E perderam o medo. Nunca me calarei", acrescentou, condenando que a atacou "por dizer que a dignidade das pessoas está no lixo no que diz respeito ao SNS".
https://www.facebook.com/ana.r.cavaco1/posts/10209845056355210?pnref=story
A equipa de enfermagem do serviço de urgência diz que estas fotografias retratam "a normalidade quotidiana" do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, onde a média de utentes é muitas vezes superior a 60, "podendo inclusive ultrapassar os 80 doentes, numa sala com capacidade para 24", sem enfermeiros suficientes para atender as necessidades de todos.
"Estes doentes estão submetidos a autenticas torturas dias e dias. (...) Muitos não comem apenas porque não tem quem lhes dê comida. Muitos morrem sozinhos. Sós, rodeados de tanta gente".
Esta situação arrasta-se há mais de dois anos, com "conhecimento e conivências" do Conselho de Administração, denunciam.