A cria nasceu em junho mas ainda não tem nome. As autoridades não anunciaram o nascimento antes para a "proteger" e garantir "a tranquilidade necessária nos primeiros meses de vida".
Corpo do artigo
Com este nascimento, a população de roazes no Sado sobe para os 28 elementos. Esta conta inclui ainda um outro roaz adulto, que se juntou ao grupo em março e que ainda se mantém no estuário.
O bebé tem neste momento quase 5 meses de vida. A Reserva Natural do Estuário do Sado optou por não divulgar de imediato este nascimento de modo a proteger a nova cria, garantindo-lhe a tranquilidade necessária nos primeiros meses de vida.
O nome da nova cria será atribuído pelos alunos das escolas da área da Reserva Natural do Estuário do Sado.
Em comunicado, o Instituto de Conservação da Natureza e Floresta lembra que "a população de roazes do estuário do Sado registou um acentuado declínio entre a década de 80 e
de 90 do século passado". O instituto explica ainda que "a elevada mortalidade infantil registada na década de 80 parecer ter sido revertida e, à excepção da cria Sapal, todas as outras crias nascidas nos últimos anos continuam ainda na população".
O novo é filho da fêmea Bisnau e neto da Esperança. Já quanto ao pai, nada se sabe