Um pergaminho descoberto há 46 anos, em Israel, esperou até hoje pela tecnologia para poder ser lido e confirmado como um dos textos mais antigos do antigo testamento.
Corpo do artigo
Os cientistas conseguiram desenrolar virtualmente o pergaminho bíblico, eles fizeram uma digitalização a três dimensões do pergaminho e depois com uma ferramenta informática conseguiram desenrolar o documento no computador sem lhe tocar, até porque, o pergaminho que foi encontrado numa arca em 1970, nas ruínas de uma sinagoga, não passa de um bocado de carvão que se fosse manuseado se desfazia em cinza.
Mas o pergaminho foi guardado e preservado pelos arqueólogos porque se suspeitava da importância deste achado. Uma importancia agora confirmada devido à coincidência de alguns versículos do Levitico, o terceiro livro do antigo testamento.
Assim, o pergaminho Ein Gedi, que data do século III ou do século IV, de acordo com análise por carbono, pode até ser mais velho do que os famosos manuscritos do Mar Morto, devido ao estilo de escrita e à forma como as letras estão desenhadas.