Fernando Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira já foram interrogados pelo Departamento de Investigação e Ação Penal, a propósito das viagens pagas pela Galp.
Corpo do artigo
A Procuradoria-geral da república confirmou à TSF que os três secretários de Estado que se demitiram e que foram constituídos arguidos no caso Galp, vão aguardar o decorrer do processo com termo de identidade e residência.
Fernando Rocha Andrade, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Vasconcelos, com a pasta da Indústria, e Jorge Costa Oliveira, antigo secretário de Estado da Internacionalização terão aceitado viagens pagas pela empresa petrolífera para assistir a jogos da seleção portuguesa de futebol, no Campeonato Europeu de 2016, em França.
As viagens oferecidas pela Galp suscitaram polémica, particularmente porque a empresa se encontrava numa luta judicial com o Estado português, por se recusar a pagar a taxa energética extraordinária.
Os três ex-governantes, que foram já ouvidos no Departamento de Investigação e Ação Penal, estão entre os seis arguidos constituídos no processo, e ficam agora sujeitos à medida de coação mínima.