
David Suzuki
David Suzuki
O cientista David Suzuki, pilar do movimento ecologista canadiano, lançou hoje uma campanha para inscrever na Constituição o direito a um ambiente são.
Corpo do artigo
O cientista apela a todas as pessoas para que se tornem 'eco guerreiros' para salvar o clima.
Este geneticista e animador de televisão estima que ao consagrar este direito nos textos constitucionais, tais como a "Carta dos Direitos e Liberdades" do Canadá, cada país estaria ao abrigo de sobressaltos associados às alternâncias políticas.
"Com todas as longas batalhas que tenho feito, é óbvio que é preciso que é preciso mudar a maneira de ver o mundo", declarou Suzuki, que fez 80 anos em março, à AFP.
"Pensámos ter acabado alguns combates há 30-35 anos: contra a construção de barragens, contra as perfurações petrolíferas em locais inapropriados, contra a navegação de superpetroleiros ao longo das costas da Columbia Britânica. Mas agora, voltamos a ter de travar estas batalhas. Não se pode continuar assim!".
Esta necessidade de proteger constitucionalmente o direito a "um ambiente são, a um ar puro" foi ilustrado na semana passada pela mudança monumental, o sismo, nos EUA com a eleição de Donald Trump, que pode reverter décadas de legislação", considerou Suzuki, cuja fundação homónima é potente no Canadá.
"Temos necessidade de alguma coisa que seja mais profunda do que as flutuações políticas. É preciso que esteja inscrito na Constituição", insistiu.