
John Kerry
Mark Ralston / Reuters
O secretário de Estado norte-americano afirmou que os objetivos dos Estados Unidos não poderão ser postos em causa.
Corpo do artigo
Os Estados Unidos estão no bom caminho para atingir os seus objetivos climáticos e "não poderão retroceder", declarou hoje o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, na conferência da ONU sobre o clima em Marraquexe.
"Posso dizer-vos com confiança que os Estados Unidos estão hoje no bom caminho para atingir os objetivos internacionais que foram fixados", disse Kerry, envolvido há muito na luta contra o aquecimento global.
"Não penso que isto possa ser revertido", em particular por razões económicas, ligadas às forças do mercado, disse ainda o responsável norte-americano, numa referência à eleição para a Casa branca do magnata do imobiliário Donald Trump, que classificou as alterações climáticas como "embuste".
Na 22.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, Kerry referiu saber que o resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos, "deixou em alguns um sentimento de incerteza face ao futuro".
"Não posso especular sobre as políticas que o presidente eleito vai conduzir", disse, adiantando, no entanto, que "algumas questões têm um aspeto diferente quando se está no poder".
"Ninguém tem o direito de tomar decisões que afetam milhares de milhões de pessoas apenas com base na ideologia", defendeu Kerry, apelando para a consulta dos que sabem, como as vítimas do aquecimento global ou ainda e em primeiro lugar os cientistas do clima.