Há um milhão e meio de doentes com diabetes em Portugal. No Dia Mundial da Diabetes é-lhe lançado um desafio.
Corpo do artigo
Um dia sem bolos, doces, cereais, refrigerantes, bebidas alcoólicas. E, se beber uma bica, beba-a sem açúcar.
Este é o desafio do Núcleo de Estudos da Diabetes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEDM) que quer sensibilizar a população a adotar um estilo de alimentação mais saudável.
"Os diabéticos têm muitas restrições. Não podem comer doces nem pôr açúcar, por exemplo, no café. Se as pessoas reduzirem num só dia a quantidade de açúcar que põe na bica, quase que reduzem para mais de metade o açúcar que consomem nesse dia. Porque o açúcar não é essencial à vida, pelo menos, esse açúcar", afirma Estevão Pape, o coordenador do NEDM.
TSF\audio\2018\11\noticias\13\estevao_pape_1_desafio_familia
De acordo com o Observatório da Diabetes em Portugal, existe 1,5 milhões de doentes sendo que 500 mil pessoas que têm diabetes não sabem que a têm. Estevão Pape alerta para um cenário mundial preocupante e para a urgência de resolver este problema.
"Não conseguimos estancar esta pandemia. Só vamos estancar a pandemia quando os hábitos alimentares errados se alterarem."
Estevão Pape acrescenta que no continente asiático, que tem vindo a adotar alguns dos hábitos ocidentais, a diabetes tem aumentado exponencialmente.
TSF\audio\2018\11\noticias\13\estevao_pape_2_pandemia
O coordenador do NEDM relembra ainda o tema deste ano,"A família e a Diabetes", isto porque "para além da doença, quem tem diabetes tem de lidar com o preconceito. As pessoas olham de lado para estes doentes, e muitas vezes, esse preconceito começa na família", diz.
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal exige à Direção Geral de Saúde que retome o programa de formação sobre diabetes nas escolas.
TSF\audio\2018\11\noticias\14\diabetes_direto