"Como me sinto?" Ordem dos Psicólogos desafia mulheres a refletirem sobre saúde mental
À TSF, a bastonária Sofia Ramalho sublinha que o documento não é um diagnóstico, mas serve como alerta "para identificar sinais de sofrimento psicológico"
Corpo do artigo
No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) disponibilizou esta sexta-feira uma checklist para ajudar as mulheres a refletir sobre a sua saúde mental.
“A checklist é uma ferramenta de autoavaliação para ajudar as mulheres a refletir sobre o seu bem-estar emocional. Não é um diagnóstico, mas um alerta para identificar alguns sinais de sofrimento psicológico que estão, muitas vezes, associados à condição de ser mulher”, explica a bastonária Sofia Ramalho, em declarações à TSF.
Sofia Ramalho nota que há diferenças na saúde mental das mulheres e dos homens, muito mais do que as biológicas.
“Há também fatores sociais, como a desigualdade salarial e a sobrecarga de trabalho, que impactam de forma desproporcional na saúde mental das mulheres”, refere.
CONSULTE AQUI CHECKLIST “COMO ME SINTO?”
Em comunicado, a OPP nota ainda que “são muitas as barreiras que podem dificultar o acesso das mulheres a cuidados de saúde psicológica, como dificuldades económicas, falta de literacia, estigma associado à procura de apoio ou a falta de tempo e apoio para investirem no seu autocuidado”.