
Rui Manuel Ferreira/Global Imagens
Diretores das escolas públicas escrevem caderno reivindicativo para entregar ao governo. Informática é uma das prioridades.
Corpo do artigo
Os diretores fazem um apelo ao Ministro das Finanças para que permita a renovação do parque informático das escolas que, dizem, parou há uma década no tempo.
Este é um dos problemas identificados num caderno de encargos que os diretores querem entregar ao Governo depois de nos últimos meses a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas ter feito várias reuniões pelo país para perceber os problemas de quem gere os estabelecimentos de ensino.
Filinto Lima adianta que foram quatro os problemas mais referidos nas reuniões: a crónica falta de funcionários não docentes, os receios sobre a descentralização, a degradação de muitas escolas e a informática.
O representante dos diretores adianta que hoje os professores vão para as aulas com dois planos: o A para quando a internet e os computadores funcionam bem; e o B para quando alguma coisa fica pelo caminho.
TSF\audio\2018\05\noticias\07\filinto_lima_1
O presidente da associação faz questão de deixar um apelo ao Ministro das Finanças e não ao Ministro da Educação pois acredita que a falta de investimento nas escolas tem o dedo de Mário Centeno.
TSF\audio\2018\05\noticias\07\filinto_lima_2
Os diretores sublinham que hoje as aulas são muito diferentes daquilo que eram há 20 ou 30 anos com os professores a recorreram diariamente à informática e à internet, pelo que as falhas recorrentes afetam o ensino e a motivação dos alunos.