Reitor dá explicações sobre a polémica à volta do alegado cancelamento de uma palestra censurada pela associação de estudantes. Debate pode mesmo realizar-se na reitoria.
Corpo do artigo
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa garante que não cancelou mas apenas adiou, para breve, a palestra "Populismo ou Democracia? O Brexit, Trump e Le Pen em debate", cujo único orador era Jaime Nogueira Pinto.
A explicação é agora avançada pelo reitor da universidade que diz à TSF que a ideia sempre foi apenas fazer um evento maior, com mais participantes e opiniões, que se deverá realizar nas próximas semanas, sendo que isso mesmo foi transmitido a Jaime Nogueira Pinto.
António Rendas, o reitor, acrescenta que face à dimensão do novo evento, com um tema "tão importante" que merece um debate mais abrangente, a conferência até poderá realizar-se na reitoria e não apenas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
O máximo responsável da Universidade Nova recusa que o cancelamento ou adiamento esteja relacionado com a pressão da associação de estudantes. A Faculdade quis ter um debate mais aberto e que a determinada altura parecia não reunir as desejáveis condições de serenidade.
O reitor explica que já falou com o Ministro do Ensino Superior sobre o caso e acredita que o pedido de esclarecimentos do Presidente da República se deveu, apenas, a informação incompleta.
Recorde-se que já esta quarta-feira o Presidente da República afirmou estar a "tentar perceber a razão de ser de uma decisão tão absurda no quadro de uma democracia", depois da polémica à volta do cancelamento da conferência com Jaime Nogueira Pinto que, afinal, segundo a universidade, foi apenas um adiamento.