A ideia é do astronauta britânico Tim Peake. Correr 42,195 quilómetros não por entre as ruas da capital inglesa, mas a bordo da Estação Espacial Internacional.
Corpo do artigo
O astronauta parte para o espaço no próximo dia 15 e confessa que mal soube da missão pensou em levar a Maratona de Londres para fora do planeta.
Tim Peake, antigo piloto de testes de helicóptero deixa a Terra numa nave Soiuz que vai descolar do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (ESA)) onde vai ficar durante seis meses.
Um semestre no espaço que dá tempo ao astronauta para se preparar fisicamente para a corrida. A Maratona está marcada para 24 de abril e, por isso, até lá, Tim Peake acaba por matar um coelho de uma cajadada só ou seja faz exercício porque precisa de exercitar os músculos, que podem ser afetados pela falta de gravidade, e aproveita para ganhar "endurance" para percorrer a Maratona.
[youtube:qwJzMUxgekI]
Tim irá percorrer os cerca de 42 quilómetros numa passadeira e um sistema de realidade virtual que lhe dará a sensação de estar nas ruas londrinas. Em comunicado, o astronauta diz que "vou poder ver-me a correr nas ruas de Londres, ao mesmo tempo que estou em órbita à volta da Terra a uma velocidade de 27.000 quilómetros por hora".
O interesse de Tim Peake pela Maratona de Londres não é de agora. Em 1999, ele terminou a prova com o tempo de 3h18m (o recorde é de 2h02m). Nesse ano, Tim corria com os pés no chão. No dia 15 correrá "preso" a uma passadeira para não flutuar.