Descoberta a causa da doença que matou José Afonso e que limita Stephen Hawking a um músculo do rosto. O tratamento para a "doença do desafio do balde de gelo" estará mais próximo.
Corpo do artigo
Sabia-se que a esclerose lateral amiotrófica (ELA) provoca a morte dos neurónios motores, responsáveis pelos movimentos do nosso corpo. Progressivamente os doentes perdem a capacidade de se mover, de falar e, finalmente, de respirar.
Agora ficou a saber-se como funciona a doença: cientistas da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) descobriram a causa da ELA.
Uma proteína chamada SOD1 junta temporariamente três moléculas (o trímero) que é altamente tóxico para os neurónios motores, levando à morte dessas células.
O responsável pela descoberta, Nikolay Dokholyan, diz que o próximo passo é descobrir uma forma de impedir a formação dos aglomerados. Já se fala num medicamento que poderá ser testado daqui a dois anos.
Será também importante perceber até que ponto a descoberta pode contribuir para o tratamento de outras doenças neurodegenerativas, como Parkinson ou Alzheimer.
José Afonso morreu com ELA. O físico britânico Stephen Hawking é o doente mais conhecido internacionalmente. Mas a doença só se tornou global com o "desafio do balde de gelo", em 2014, que terá resultado em cerca de 100 milhões de dólares para investigação.