Em São João da Madeira, desde o início do ano que os funcionários municipais têm aulas de ginástica. No mercado, nas piscinas ou nos viveiros, os trabalhadores praticam exercício físico antes do início a jornada.
Corpo do artigo
Às 9h45 em ponto, quatro vendedores e funcionários do mercado começam o aquecimento: uma caminhada entre as flores, as frutas, as galinhas, por todos os pisos do mercado municipal de São João da Madeira. Valdemar Vaz é o professor.
"A ideia é fazer com que no próprio local de trabalho as pessoas tenham atividade física e dirigida para elas. Tentamos fazer uma atividade física orientada e moderada, em que se sintam bem".
TSF\audio\2018\04\noticias\06\rute_fonseca_ginastica_s_joao_da_madeira
Cinco minutos depois do aquecimento o grupo passou de 4 para 10 atletas, uns vestem roupa desportiva, outros a farda do trabalho e até há um senhor de gravata. Aqui não há chefes, são todos iguais e alinham-se num dos corredores do primeiro piso do mercado municipal.
"É muito bom, é um estímulo e uma distração. É o único exercício físico que faço e dá para movimentar o corpo", diz Eduarda Almeida.
As aulas arrancaram em janeiro, primeiro no edifício dos Paços do Concelho, depois alargarem-se aos trabalhadores dos jardins, das piscinas municipais e do mercado. Dependendo dos sectores, os exercícios duram 15 minutos e realizam-se duas vezes por semana ou 30 minutos um vez por semana.