Um estudo do ACP e da Liga Portuguesa Contra o Cancro mostra que mais de 80% dos fumadores desconhece o risco de fumar no carro. O Presidente da Liga defende que deve ser proibido.
Corpo do artigo
Mais de metade dos condutores fuma ao volante, mas mais de 80% desconhece que não é seguro circular num carro onde alguém tenha estado a fumar, mesmo de janelas abertas. As conclusões são de um estudo promovido pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, que entrevistou 625 famílias de todo o país com pelo menos um carro.
Carlos Barbosa, presidente do ACP, ficou surpreendido com o desconhecimento dos entrevistados. "Mais de 80% das pessoas não estava sensibilizada para o mau que é fumar dentro do carro."
O responsável lembra que "mesmo que não fumem perante crianças ou outras pessoas, as partículas que ficam dentro do carro resultantes desse fumo são altamente nocivas". Para além disso, Carlos Barbosa lembra que fumar no carro é o mesmo que conduzir e falar ao telemóvel.
TSF\audio\2017\11\noticias\27\carlos_barbosa_1_admirado
Outra conclusão deste estudo é que 1 em cada 10 condutores continua a fumar mesmo com crianças dentro do automóvel.
Para o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, fumar dentro do carro devia ser proibido. Vítor Veloso lembra que outros países já implementaram a medida.
TSF\audio\2017\11\noticias\27\vitor_veloso_site
Para sensibilizar os condutores, o ACP lança esta segunda-feira uma campanha que vai distribuir 100 mil folhetos e autocolantes nas escolas. A ideia é que sejam as crianças a convencer os pais a não fumar no carro.