Relatório anual revela um crescimento acentuado de novos doentes. Há cada vez mais portugueses com diabetes e a tendência é que o crescimento continue nos próximos anos.
Corpo do artigo
Em média, por dia, são diagnosticados 168 novos casos de diabetes em Portugal. Este é o último número revelado pelo relatório "Diabetes: Factos e Números", agora divulgado e cujos números se referem a 2015.
Fazendo as contas, estamos perante um crescimento de 13,5% em apenas um ano.
Os resultados do estudo do Observatório Nacional da Diabetes são apresentados como preocupantes, nomeadamente porque, como explica José Manuel Boavida, do seu conselho científico, a tendência é para que aumentem, ainda mais, os casos diagnosticados nos próximos anos.
As razões são várias, mas o especialista destaca que "vivemos numa sociedade em que ela própria cria diabetes pelo aumento da população idosa mas também pela falta de atividade física (o sedentarismo) e uma alimentação dominada por grandes empresas".
Tendências que segundo o autor do relatório justificam que Portugal seja um dos países com mais diabetes na Europa.
José Manuel Boavida lamenta que esta ainda seja uma doença "crónica invisível, pouco falada e que recebe pouca atenção do governo, acabando por ser silenciada pela sociedade".
O relatório diz que 13,3% da população portuguesa com idades entre os 20 e os 79 anos tem diabetes. Ou seja, mais de 1 milhão de pessoas, a que é preciso acrescentar mais de 2 milhões com pré-diabetes.
A diabetes é fatal para 12 pessoas por dia, num total de 4.406 mortes em 2015.
Pela positiva, o estudo revela que há cada vez menos amputações devido a diabetes, estando nos valores mais baixos da década. Mesmo assim, por dia, em média, ainda há 3 portugueses que ficam sem um membro inferior por causa da doença.
Pelo lado financeiro, os gastos com a diabetes representam 1% do PIB português em 2015 e 12% da despesa total com saúde.