Propostas do BE, PEV e PAN são debatidas no Parlamento. Especialista da DGS diz que muitos consumidores não conseguem perceber os rótulos que hoje existem nos alimentos embalados.
Corpo do artigo
O Parlamento debate esta sexta-feira três projetos de resolução do Bloco de Esquerda, do Partido Ecologista Os Verdes e do partido Pessoas-Animais-Natureza que recomendam ao governo que obrigue as empresas a colocarem semáforos que através de cores resumam a informação nutricional dos alimentos embalados.
O diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde (DGS) explica à TSF que são a favor da medida e até sublinha que eles próprios já criaram um descodificador na internet para ajudar os portugueses a lerem os complexos números nos rótulos.
TSF\audio\2018\02\noticias\09\pedro_graca_1
TSF\audio\2018\02\noticias\09\pedro_graca_2
Pedro Graça adianta que os estudos que têm feito na DGS confirmam que as pessoas mais pobres e menos escolarizadas são as que mais dificuldades têm a ler os rótulos dos alimentos, pelo que todas iniciativas que simplifiquem a compreensão e os riscos dos alimentos são bem-vindas.