Segundo a Liga dos Bombeiros, o Governo está a dever cerca de 30 milhões de euros a associações e corpos de bombeiros em todo o país.
Corpo do artigo
A Liga dos Bombeiros Portugueses quer que as dívidas do Ministério da Saúde às associações e corpos de bombeiros sejam regularizadas. Em declarações à TSF, o presidente da Liga, Jaime Marta Soares, lembra que, em última instância, é o serviço de socorro à população que fica comprometido.
A Liga dos Bombeiros denunciou que há associações e corpos de bombeiros à beira da rutura, devido a atrasos nos pagamentos por parte do Governo - que rondam os 30 milhões de euros.
"Só isso para nós não chega", responde Jaime Marta Soares, ouvido pela TSF. Afirmando acreditar na "sinceridade" do ministro, o presidente da Liga dos Bombeiros salienta que é, no entanto, necessário conferir "rapidamente as faturas".
Jaime Marta Soares descreve "situações dramáticas, por esse país fora", com associações de bombeiros a quem o Governo deve até 200 mil euros. "Os bombeiros não conseguem suportar durante mais tempo este tipo de dificuldades financeiras, que põem em causa tudo", defende.
TSF\audio\2018\09\noticias\04\jaime_marta_soares_1_declaracoes_so_nao_chegam
O presidente da Liga dos Bombeiros recorda que já propôs a utilização de uma plataforma que ajude a tornar mais rápida a liquidação das faturas. "É uma ferramenta para que as coisas se simplifiquem e que todos nós saibamos, a cada momento, qual é o valor da dívida e não a deixar atingir limites tão altos", explica.
TSF\audio\2018\09\noticias\04\jaime_marta_soares_2_plataforma_ajud