HP x360 14 e Asus C423 chegam ao mercado com o ChromeOS, sistema operativo desenvolvido pela Google.
Corpo do artigo
O Chromebookx360 14 é o mais recente portátil da HP a ser capaz de se disfarçar de tablet. Um equipamento cujo sistema operativo não é nem o Windows nem o Android, mas sim o ChromeOS, desenvolvido pela Google, e que é parecido com o que equipa os telemóveis, mas não é a mesma coisa.
Um dos destaques à volta deste portátil convertível vai para a espessura de 1,6 centímetros, uma elegância que pode até nem beliscar o desempenho, já que a versão mais poderosa tem um processador Intel i5 de oitava geração, 8GB de RAM e um SSD de 64GB.
E também não lhe faltam portas de ligação. Tem duas entradas USB-C, mais recentes, e uma USB normal. Depois tem também uma ranhura para um cartão microSD que permite esticar o magro espaço de armazenamento.
Na América está à venda desde a meia-noite por um preço que ronda os 600 euros. A HP garante que a autonomia atinge as 14 horas de trabalho.
Mas há um outro chromebook a caminho do mercado: o Asus C423. Sobre este equipamento ainda não há notícia relativamente a preços, mas as características apontam-no para a gama média.
Vem em duas versões, uma delas não inclui um ecrã sensível ao toque e o processador é um celeron da Intel. O mais competente tem um ecrã touchscreen, 1080p e um processador Pentium N4200.
A bateria deverá aguentar-se dez horas e ambos têm uma ranhura para cartões microSD.