A droga estava no interior de um barco de pesca português. Quinze pessoas foram detidas. Foi uma operação conjunta da Polícia Judiciária e do Corpo Nacional da Polícia de Espanha.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Polícia Judiciária informa que o pesqueiro transportava droga para uma organização criminosa galega que mantinha estreitas ligações a organizações colombianas que se dedicam a abastecer mercados na Europa através da Península Ibérica.
Na operação foram detidos os cinco tripulantes do pesqueiro, quatro portugueses e um estrangeiro, assim como foram detidas na Galiza, Astúrias e Madrid, mais 10 pessoas alegadamente ligadas a esta organização. Foram ainda efetuadas 11 buscas domiciliárias e apreendidos, para além do pesqueiro que transportava a cocaína, uma lancha rápida, cerca de setenta mil euros em dinheiro, cinquenta cartuchos 9mm e vários equipamentos de telecomunicações.
Os quinze detidos, com idades compreendidas entre os 25 e os 75 anos, foram presentes a tribunal. Doze 12 deles vão ficar em prisão preventiva r os restantes sujeitos a termo de identidade e residência.
Cinco dos detidos eram tripulantes da embarcação de pesca onde foram encontradas as duas toneladas de cocaína. As outras10 pessoas foram detidas em Espanha.