Automobilistas da maior cidade dos Emirados Árabes Unidos poderão ter de usar chapas inteligentes que continuarão a identificar os veículos e não só.
Corpo do artigo
Vão ser testadas no próximo mês matrículas digitais nos automóveis no Dubai. Para além de identificar o veículo na estrada, este acessório poderá ter múltiplas utilidades. Os testes vão acontecer porque departamento de licenciamento de veículos na autoridade de estradas e transportes do Dubai quer entender a boa atuação do engenho sob as elevadas temperaturas que se sentem nessa cidade.
Citado pela BBC, o diretor deste departamento no Dubai, Sultan Abdullah, diz que quer "facilitar" a vida dos condutores. A tecnologia destas novas matrículas pode permitir a comunicação em tempo real entre condutores de outros veículos, especialmente durante engarrafamentos.
Outras características que podem surpreender são o pagamento automático de parquímetros, portagens e renovação anual da matrícula (que equivale ao imposto único de circulação no nosso país). No entanto, o grande inconveniente que tem gerado contestação nesta invenção está na potencial partilha de dados e informações privadas.
Esta é mais uma iniciativa que os Emirados Árabes Unidos estão a promover para tornar a cidade do Dubai o maior centro de tecnologia do mundo. O país procura criar cada vez mais impacto digital na vida diária da população. No ano passado foi lançado a testes um "táxi-drone" em forma de helicóptero, para diminuir o congestionamento do trânsito.
Em 2030, o Dubai pretende implementar gradualmente automóveis de condução autónoma. Antes, para 2020, há o desejo de testar o Hyperloop, um protótipo de comboio de alta velocidade que transportaria passageiros entre Dubai e Abu Dhabi (cidades a 120km de distância) em apenas 12 minutos.