O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses garantiu à TSF que não existem enfermeiros suficientes para cuidar dos doentes no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
Corpo do artigo
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) alerta que o atendimento à população no Centro Hospitalar Tondela-Viseu está ameaçado devido à falta de enfermeiros.
Mais de 30 profissionais irão deixar, no próximo mês, o centro hospitalar e, alega o sindicato, os hospitais não estão a admitir novos enfermeiros para ocupar estes lugares.
Alfredo Gomes, dirigente do SEP, disse à TSF que, em plena época de gripe, para ter os serviços mínimos a funcionar, o hospital necessita de ter pelo menos 100 enfermeiros.
TSF\audio\2017\12\noticias\19\alfredo_gomes_1_faltam_100
"Mais de 30 enfermeiros do hospital concorreram para ir para os cuidados de saúde primários, nos centros de saúde, e agora durante o mês de janeiro irão tomar posse", explicou Alfredo Gomes.
"A situação vai agravar-se ainda mais", declarou, "não vai haver ninguém para ficar no lugar destes enfermeiros".
O sindicato critica também o atraso na contratação de novos profissionais. Há mais de um ano foi aberta uma bolsa de contratação, mas ainda não há resultados visíveis.
TSF\audio\2017\12\noticias\19\alfredo_gomes_2_bolsa_atrasada
"Este vai e vem atrasa tudo. Esta bolsa tem mais de um ano e não avança", queixam-se os enfermeiros.