A Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-Estar foi apresentada hoje, em Lisboa, pela Direção-Geral da Saúde.
Corpo do artigo
A Direção Geral da Saúde (DGS) quer combater o sedentarismo dos portugueses e para tal sugere pequenos gestos que podem ser integrados no dia-a-dia e fazer a diferença. Desde trocar o elevador pelas escadas à prática de pelo menos dez minutos de atividade física diária.
Pequenas mudanças que podem contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, para reduzir doenças e aumentar a esperança de vida. Ideias defendidas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-Estar (ENPAF), apresentada esta segunda-feira pela DGS.
Em declarações à TSF, Miguel Telo de Arriaga, Chefe de Divisão de Estilos de Vida Saudável da DGS, explica que a ENPAF pretende ser "o grande chapéu promotor da atividade física em Portugal, ou seja, queremos muito que esta estratégia possa contemplar e sensibilizar a população portuguesa para o impacto positivo que tem a prática da atividade física".
A ENPAF, uma estratégia para os próximos dez anos, quer lançar uma grande campanha que reúna vários parceiros estratégicos, como os sindicatos, empresas e as autarquias.
Para a DGS, a falta de exercício físico é um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis.