Escola sonha com um estúdio e não fica de braços cruzados. Lança campanha de crowdfunding
Os alunos da EB de Cem Soldos lançaram uma campanha de crowdfunding para criar um estúdio de vídeo na escola. Querem fazer entrevistas, reportagens e filmes e prometem produções de qualidade.
Corpo do artigo
Manel e Duarte são alunos da EB1 de Cem Soldos, em Tomar. Com 8 e 9 anos, um dos passatempos é fazer vídeos. Ambos têm canais no youtube e na escola já tiveram oportunidade de experimentar vários papéis - realizadores, operadores de câmara, atores. Desta vez, assumem a responsabilidade de serem narradores num filme criado para angariar fundos para o estúdio de vídeo da escola.
A iniciativa parte de um projeto educativo desenvolvido pelo Sport Club Operário de Cem Soldos, a Associação de Pais e o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em Tomar. O projeto "Escola Aldeia" quer trazer a comunidade para dentro da sala de aula.
TSF\audio\2019\02\noticias\18\joana_carvalho_reis_janela_estudio_cem_soldos
Miguel Atalaia, do Sport Clube Operário, explica que o currículo é o mesmo que em qualquer escola de primeiro ciclo do país; só varia o método de ensino. "Em vez de termos a lógica tradicional do ensino expositivo, em que o professor assume integralmente a responsabilidade e a posição de transmitir a informação, aqui as crianças corresponsabilizam-se e envolvem-se no processo e trabalham muito em dinâmicas de projeto, sempre muito atentas às oportunidades que surgem."
E é aqui que se encaixa o estúdio de vídeo. Nos dias de hoje, o audiovisual é incontornável e faz parte da vida das crianças através, por exemplo, do youtube. A experiência que vivem na aldeia ajudou a alimentar o gosto. O Sport Clube Operário tem uma equipa de vídeo que já fez documentários e registos da pessoa da aldeia. "Com a ligação que temos à escola, percebemos que podíamos usar o vídeo como uma ferramenta de valorização pessoal de cada criança", de forma pedagógica, explica Miguel. Trabalhar vídeo estimula a imaginação, a capacidade de criação, a autoestima, a comunicação.
Por isso, lançaram uma campanha de angariação de fundos na Internet e criaram um vídeo para mostrarem do que são capazes.
qeA-pYazUos
A Escola Aldeia já tem realizadores, argumentistas, atores talentosos e imaginação que sobra. No portfólio têm já uma grande produção, um filme futurista: "Viagem à Feira de Santa Iria 2050". Para continuarem o trabalho, só falta mesmo o material.
No total, precisam de 5 mil euros para equipar o estúdio que vai ficar na Escola Básica. Até 5 de abril, é possível contribuir para este estúdio de vídeo através da plataforma de crowdfunding PPL .
Todos podem participar e com qualquer valor, mas há recompensas a partir de determinada quantia. Por exemplo, quem der 10 euros vai ver o nome nos créditos finais de cada vídeo feito no futuro estúdio; 25 euros dá direito a uma publicação de agradecimento no Facebook e, a partir dos 120 euros, o participante recebe um vídeo a recriar um episódio engraçado da vida dele - totalmente produzido e encenado pelos alunos da escola. Miguel e Duarte acrescentam que está também garantido conteúdo de entretenimento de qualidade e a eterna amizade dos alunos da escola de Cem Soldos.
A campanha está disponível aqui e todas as novidades e atualizações são publicadas aqui .