Espanha vai fechar centrais nucleares até 2035. Quercus pede a Portugal para intervir
A associação ambientalista Quercus quer que o ministro do Ambiente intervenha no processo de encerramento das centrais nucleares espanholas para que as infraestruturas sejam fechadas até 2020, e não até 2015 como foi anunciado esta quarta-feira.
Corpo do artigo
A Quercus quer que o Governo português faça pressão para que o encerramento da central nuclear de Almaraz aconteça até 2020 e não depois disso. A associação ambientalista reage assim ao anúncio feito pela ministra espanhola da Energia que sublinhou que todas as centrais nucleares em Espanha vão fechar entre 2025 e 2035.
O plano inclui o encerramento das sete centrais nucleares, incluindo a de Almaraz, que tem originado protestos por parte de ambientalistas de Portugal e Espanha.
Nuno Sequeira, da Quercus, avisou em entrevista à TSF que prolongar o encerramento da central de Almaraz significa colocar em causa a segurança das pessoas.
"O Governo espanhol deverá dar indicações muito claras e chegar a um acordo com as três empresas que exploram esta central nuclear para que, realmente, a atividade da central encerre em 2020, podendo estender por dois ou três anos, mas nunca mais do que isso. Julgamos que mais do que isso será certamente algo que poderá colocar em causa ainda mais a segurança daquela infraestrutura que está a 100 quilómetros apenas da fronteira com Portugal. É uma central muito envelhecida."
A Quercus já anunciou que vai pedir ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, para intervir neste processo com Espanha.
"Aquilo que o Movimento Ibérico Antinuclear e a Quercus vão fazer é pedir, desde já, uma reunião com o senhor ministro do Ambiente português para que Portugal faça, desde já, alguma pressão e algum trabalho político junto do Governo espanhol para que estas notícias não se tornem uma realidade e para que a sociedade portuguesa e a sociedade espanhola possam viver alguma tranquilidade relativamente a este grande problema que se chama Central Nuclear de Almaraz."